domingo, 27 de novembro de 2011

Responsabilidade x Independência

As crianças devem aprender que no futuro deverão ser adultos responsáveis e independentes, e para isto os pais devem incentivá-las. Eu creio que, o quanto antes melhor.
Em casa, de vez quando, eu procuro envolver meus filhos a dividirem comigo algumas atividades. Sempre oriento que as roupas sujas devem ser colocadas no saco de roupa suja, e não deixadas no chão no banheiro, e que as meias não devem ficar dentro dos tênis. Com estes pequenos gestos, digo que eles estão ajudando a mamãe.
Devemos ter paciência e apoiar quando as crianças disserem que querem realizar uma atividade sozinha. Além da segurança, elas conquistam independência, amadurecem no seu ritmo e aumentam a desenvoltura no convívio social. Eu desejo que meus filhos sejam adultos maduros, legais, honestos e de bem com a vida.
Eu sempre elogio quando as crianças querem participar de alguma atividade da casa. Neste momento, eu as conquisto, e nos finais de semana, eu pergunto: quem vai me ajudar hoje a colocar o café da manhã na mesa?  Elas ficam felizes e eu realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário