segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Remédio, Vacina e Exame


É preciso medicar, vacinar e fazer exames, e os pais devem saber administrar quando as crianças rejeitarem.
Os pediatras dizem que há uma fase, entre os dois e cinco anos, em que a criança não quer tomar remédios, e/ou chora e grita quando vai tomar vacina. Qual a melhor atitude a ser tomada pelos pais?
Eu creio que devemos deixar o nervosismo e o medo de lado, pois a criança poderá sentir esta fragilidade e resistir ainda mais. Temos que acreditar que somos capazes e vamos conseguir vencer mais esta etapa.
Sempre falei francamente com os meus filhos da necessidade de tomar remédios e vacinas, seja para curar e para não pegar uma doença ou uma simples gripe. Com muito carinho, amor e brincadeiras, consegui medicá-los na hora certa.
Lembro que meu filho mais velho, na época com 05 anos, precisou fazer exame de sangue pela primeira vez e o meu marido conversou muito e explicou que seria uma picadinha que nem uma formiguinha, meu filho não chorou. No ano passado, necessitou tomar soro para curar uma virose e eu estava com ele, utilizei a mesma técnica e deu certo.
Sábado, dia 26.11, meu filho menor que está com 04 anos, necessitou fazer exame de sangue. Comecei a conversar dois dias antes, e respondi a todas as perguntas dele. Uma delas é que não seria no “bumbum”, porque ele diz que dói e mais uma vez deu certo. E conto mais, quando terminou o exame, meu filho disse: viu mãe, eu não chorei.
Até o momento, eu não tive este problema, mas para os pais que passam por esta situação, eu aconselho que a conversa, é sempre o melhor remédio.

domingo, 27 de novembro de 2011

Responsabilidade x Independência

As crianças devem aprender que no futuro deverão ser adultos responsáveis e independentes, e para isto os pais devem incentivá-las. Eu creio que, o quanto antes melhor.
Em casa, de vez quando, eu procuro envolver meus filhos a dividirem comigo algumas atividades. Sempre oriento que as roupas sujas devem ser colocadas no saco de roupa suja, e não deixadas no chão no banheiro, e que as meias não devem ficar dentro dos tênis. Com estes pequenos gestos, digo que eles estão ajudando a mamãe.
Devemos ter paciência e apoiar quando as crianças disserem que querem realizar uma atividade sozinha. Além da segurança, elas conquistam independência, amadurecem no seu ritmo e aumentam a desenvoltura no convívio social. Eu desejo que meus filhos sejam adultos maduros, legais, honestos e de bem com a vida.
Eu sempre elogio quando as crianças querem participar de alguma atividade da casa. Neste momento, eu as conquisto, e nos finais de semana, eu pergunto: quem vai me ajudar hoje a colocar o café da manhã na mesa?  Elas ficam felizes e eu realizada.

domingo, 13 de novembro de 2011

Vamos contar para as nossas crianças.


Curta e sábia!

 Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

Ele disse: - Há uma batalha entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós.

Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence?
 
O velho índio respondeu:
- "Aquele que você alimenta! "

Meus filhos ajudam na reciclagem do lixo.

Li uma matéria na revista Mais do Pão de Açúcar do mês de outubro e a foto de uma mãe com duas crianças me despertou a vontade de escrever e incentivar mais os meus filhos a selecionarem o nosso lixo.
Primeiramente, quero parabenizar o Grupo Pão de Açúcar e a Unilever que este ano completam 10 anos de parceria na criação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis. Hoje é o maior e mais antigo programa de reciclagem do varejo no País que beneficia cooperativas de coleta e reciclagem e gera empregos em várias localidades do país.
Aqui em casa temos na área de serviço o lixo grande e uma sacola para colocarmos garrafas pets e de vidro, caixas de sucos, frascos de produtos em gerais etc. Nos finais de semana, sempre peço aos meninos para colocarem na sacola este tipo de lixo. Esta é uma forma que encontrei de aproximá-los do futuro mundo sustentável.
Os nossos veículos possuem lixinho, na verdade são saquinhos de lixo entregues por empresas que aproveitam e divulgam a sua marca. A maioria dos estacionamentos que possuem lavagem de veículos faz este tipo de divulgação. Estes saquinhos são úteis, quem tem crianças sabem muito bem o que estou dizendo.
Quando vamos aos supermercados e shoppings, sempre lembro para eles o local de reciclagem dos lixos, inclusive nós utilizamos estes e depositamos os resíduos adequadamente.
Quando passa alguma propaganda na TV relacionada ao assunto, sempre converso com eles da importância de separarmos o lixo e reforço que nós estamos fazendo a nossa parte.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aniversário - Perguntas de uma criança de 04 anos


O meu filho completou 04 anos no dia 29.10.11, mas parece que foi ontem que eu estava gravida.
Dormiu sonhando com este dia e logo quando acordou, veio para sala e disse: - o aniversariante acordou.
Esta frase foi um pedido. Cantamos em coro, parabéns pra você, nesta data querida...
Bom, pensei que ficaria satisfeito, mais uma vez surpreendeu a todos e disse: - gente eu ainda não completei 04 anos, porque não tem bolo e cadê a vela para eu soprar?
Mais uma vez ficamos surpresos. E agora eu pergunto? O que fazer com uma criança que faz perguntas diretas e objetivas?
Temos que ter jogo de cintura e ficar atenta para as respostas.
Preparei um café delicioso para todos e logo ele vem com outra pergunta. Mãe, hoje eu vou ganhar presente?
A manhã foi corrida e toda hora ele perguntava: meu bolo está pronto?
Ele desceu, correu, brincou e chegou para tomar banho e almoçar e não se esqueceu de perguntar: meu bolo está pronto?
Precisei conversar e explicar que cantaríamos parabéns no final da tarde, daí o tudo estaria pronto e que ele poderia colocar a vela de 04 anos no bolo.
Ufa!!! Sorriu, bateu palmas e aceitou a ideia. Entendeu né?
Chegou a hora de cantar parabéns com a família, as avós, tias, dinda e primos que vieram de Salvador. O bolo de chocolate com granulado de chocolate, refrigerantes, alguns salgadinhos e docinhos e pizza.
A emoção estava estampada no rosto da criança mais linda, mãe coruja!!!
Para finalizar o dia, mas uma pergunta: mãe, eu já tenho 04 anos, posso tomar Coca?