sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Palestra "Educação familiar no mundo contemporâneo"

Dentro da programação dos eventos da XV Feira do Livro do Colégio Dante Alighiere,  participei da palestra da psicóloga Rosely Sayão com o tema “Educação familiar no mundo contemporâneo”. Fiz um resumo sobre os comentários e compartilho com vocês.
A Sra. Rosely Sayão iniciou a palestra comentando sobre o livro “O senhor das moscas” que conta a história de um avião que caiu em uma ilha aparentemente deserta e somente as crianças e os adolescentes sobreviveram ao acidente. No início as crianças criaram regras e meios de fazer com que todos obedecessem. Porém, surge um grupo rival, que coloca as crianças umas contra as outras. Daí o final é a chegada de um adulto para solucionar todos os problemas. Pesquisei sobre o livro e constatei que virou filme em 1990.
Ela comentou também sobre o filme que milhares de pessoas já assistiram “Esqueceram de mim”. Para reflexão fez as seguintes perguntas: Quantos pais esquecem seus filhos em casa, no carro? Em que mundo nós estamos vivendo?
As crianças de hoje sabem escolher, fazem perguntas e desafiam os adultos. A maioria dos pais reclama das notas ruins no colégio, mas esquecem de conversar com seus filhos. Nossos jovens têm aprendido conosco que o mais importante é produzir, e não se empenhar. Precisamos mudar esta realidade.
É brincando que a criança aprende, então vamos dar mais atenção às nossas crianças. Alguns pais de uns tempos pra cá, estão criando uma turma de jovens que não querem amadurecer.
Por que a criança está sendo alfabetizada com a escrita na letra forma? Por que não aprende primeiro a letra cursiva como fomos alfabetizados no passado? Por que as crianças estão sendo alfabetizadas aos 03 e 04 anos? Quando vão fazer vestibular, são imaturos para escolherem qual a profissão que irão seguir. Foi comprovado que 40% dos jovens não é a primeira vez que fizeram matrícula na faculdade.
Segundo a psicóloga, atualmente, “o termo família significa apenas um grupo de pessoas que tem a chave da mesma casa”, e que “precisamos resgatar a ideia de família, pois é ela quem constrói o futuro homem”.
Diante de tantos assuntos abordados, só nos resta refletir. Educar é civilizar, é ensinar com respeito, pois o nosso futuro é construído com base no nosso passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário