terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Natureza - Vamos recomeçar?

Já contei que os meninos brincaram plantando uma pequena horta e recordei que vi “bater feijão” no sitio do Vovô Alvinho.

Hoje, li uma matéria no iG Delas com o título: “Ensine seus filhos a cuidar da natureza”, que me fez recordar um pouco da infância em Salvador.

Morei com minha família num apartamento térreo que tinha um quintal enorme. Ninguém imagina que neste quintal havia mamoeiro, pé de cana-de-açucar, hortelã, cebolinha, salsinha, mangueira, pé de carambola, pé de feijão de corda e, não faltavam brincadeiras.

Naquela época, as crianças já cuidavam da natureza ajudando seus pais nas tarefas domésticas. Ao ajudar a molhar a horta, catar folhas secas, aproveitar a água da chuva e reserva-las em grandes recipientes para ser reutilizada, as crianças já demonstravam o interesse e que precisavam cuidar do futuro do planeta. Tudo era divertido.

Atualmente estas oportunidades são raras e os adultos se esquecem de compartilhar este momento com seus filhos.

Vamos recomeçar? Vamos comprar pequenos vasos e plantar com os nossos filhos uma pequena horta na sacada? E para quem ainda mora em casa, vamos separar uma área no jardim para plantar temperos? Vamos dar oportunidade às crianças de mexerem com a terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário