sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chegada de um irmão - Comportamento II

O que fazer com o irmão mais velho na chegada do irmãozinho em casa? Tudo mundo diz: peça ao seu filho mais velho para te ajudar nas tarefas, ele sentirá que é muito importante. Será que é verdade? Funciona?
Na minha experiência ajudou um pouco, mas tive muitas dúvidas quando o comportamento dele mudava. Às vezes estava extremamente participativo, mas às vezes queria ficar no “mundinho” dele.  No inicio, ele queria somente a mãe que desse a comida, queria eu ficasse com ele assistindo TV ou brincando com os carrinhos e chamava para eu descer para o Playground do prédio todos os dias.
Então, eu senti que era hora do pai entrar em ação e nos fins de semana, pedia para ele brincar, descer para o playground, leva-lo a passeios, cinema e outras atividades como abastecer e lavar o carro.
Nós ficávamos preocupados com qualquer atitude diferente que apresentasse, e daí surgia à pergunta: será que estávamos no caminho certo?
Eu sabia que tudo que fazíamos era para reduzir a crise de ciúme, que poderia surgir a qualquer momento. Nas leituras sobre o tema, as crianças podem ficar manhosas, choronas, agressivas ou tímidas. Há crianças que voltam a chupar chupeta e querer leite na mamadeira, mas graças a Deus este não foi o meu caso.
Creio que o mais importante é darmos carinho e atenção e fazer com que o filho mais velho sinta-se amado, pois com o passar do tempo o ciúme diminuirá, isto é o que nós esperamos.

Um comentário:

  1. Muito bem Dinda, Vou indicar seu blog pra o irmão da minha amiga Tauana. Ele teve filho faz pouco tempo.
    beijos

    ResponderExcluir