segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chegada de um irmão - Comportamento I

Sábado, no aniversário de um coleguinha do meu filho menor, para variar, conversamos sobre o comportamento dos nossos filhos, mas o ponto principal foi o ciúme do irmão mais velho com o irmão menor.
Lembrei-me das diversas situações que já ocorreram e todos os cuidados que tivemos e temos com o nosso filho mais velho.
Quando estava grávida, eu e meu marido, começamos a ler sobre os comportamentos que a criança poderia apresentar e iniciamos a preparação para a chegada do novo membro da família.
Pensamos em dividir as atividades com ele, antes do nascimento, porque sabíamos que nós dois juntos não conseguiríamos mais dar total atenção. Começamos a sair com ele sozinho. Um final de semana o pai levava para o cinema e no outro eu levava para lanchar. Assim, as alterações eram feitas gradativamente para que ele não associasse as mudanças após a chegada do irmãozinho.
Eu o chamava para passar a mão na minha barriga, para fazer carinho na mamãe e no irmãozinho.
Nos três últimos meses o levávamos conosco para as consultas médicas e nos ultrassons.
Em todas as conversas pensávamos antes de falar para que não houvesse uma interpretação errada.
Lembro bem que fizemos o quarto dele primeiro e o levamos para as compras da cama nova, colchas etc. Sempre dizíamos: você vai ganhar um quarto novo, só para você. Depois que o quarto dele estava pronto, começamos a organizar o quarto do bebê e sempre solicitávamos a opinião dele.
Depois do quinto mês quando descobrimos o sexo, pedimos para ele dar sugestões para a escolha do nome do irmãozinho.
O meu filho mais velho até os dois anos, gostava de dormir comigo, e nos finais de semana ia correndo para os braços do pai. Após esta idade, começou a ter preferência pelo pai em quase tudo. Daí, começamos o revezamento para que não ficasse “grudado” somente com um dos dois, mas sabíamos que a tarefa não seria fácil.
Quando completei 09 meses, minha mãe veio para ajudar e dormir comigo no hospital, pois neste momento crucial, ele não desgrudaria do pai que ficou com ele todos os dias juntamente com minha sogra que também nos ajudou bastante.
Uma Amiga deu uma dica valiosa: compre um presente e leve para o hospital e quando seu filho for visitar diz que o bebê trouxe para ele. As Amigas mais próximas também levaram presentes e estas combinações ajudaram muito.

3 comentários:

  1. Dinda, que ótimo isso. é sempre bom tomar cuidado com ciumes dos mais velhos. afinal eles foram filhos únicos até uma certa idade. Deveria ter tomado conta do meu ciumes tbm kkkkk Eu ainda sinto ciumes de meus pais =X beijos

    ResponderExcluir
  2. É muito importante prepararmos a criança antes do nascimento do irmãozinho.
    Foi muito bom ,pois ele reagiu bem!

    ResponderExcluir